HARPA SINFÔNICA
As Harpas Sinfônicas ( também conhecida como Harpa de Pedais ou Harpas de Concerto) são aquelas de estrutura grande, podendo ser tocada sozinha, como parte de conjuntos de câmara, como solista, ou como membro de uma Orquestra. Tipicamente, estas harpas possuem seis oitavas e meia (46 ou 47 cordas), pesa cerca de 36 kg, cerca de 1,80 m de altura, e 55 cm de largura no final da caixa acústica ( estes dados podem variar de acordo com modelo e fabricação da harpa). As Harpas Sinfônicas ou de Pedais são essencialmente diatônicas, equipadas com o mecanismo de pedal de dupla ação para permitir alterações cromáticas. São estes 7 pedais (referentes a cada nota musical) com três encaixes cada um (para bemol, bequadro e sustenido). Estas harpas são mais caras devido à mecânica de funcionamento dos pedais e a estrutura mais robusta. Estas harpas possuem o recurso de tocar em qualquer tonalidade e produzir durante a música modulações que não seriam possíveis sem a presença dos pedais.
Principais fabricantes de harpa: Lyon & Healy, Salvi Harps, Venus Harps, Camac Harps, Aoyama Harps.
As Harpas Celtas (ou Célticas, Troubadours, Folclóricas, etc...) são harpas de pequeno a médio porte que possuem chaves ou alavancas de semitons que são manipulados com as mãos para cada corda (para a troca de tons) ao invés dos pedais das Harpas Sinfônicas. É proeminente do povo galês, bretão, irlandês, escocês e outras culturas celtas. São consideravelmente mais leves e menores em tamanho e número de cordas (o tamanho mais
comum tem 34 cordas). Também são muito mais fáceis de fabricar, de consertar, e muito menos caro para produzir e manter. Muitas vezes são tocadas por iniciantes que desejam passar para a Harpa de Pedais, numa fase posterior, ou por músicos que simplesmente preferem o tamanho menor e são apropriadas para música antiga ou popular (que não tenha muita modulação), músicas harmonicamente mais simples em geral e pode ser tocado sozinho ou com pequenos grupos.